Maçonaria Egípcia no Brasil

Em nosso país, a maçonaria pratica, preferencialmente, o Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) e bem poucas organizações maçônicas se dedicam aos ritos da Maçonaria Egípcia. A Grande Loja Regular e Simbólica da Maçonaria Egípcia no Brasil, desde o ano de 2010 encontra-se regularizada junto aos órgãos governamentais e pratica um desses ritos egípcios: ANTIGO E PRIMITIVO RITO ORIENTAL DE MEMPHIS MIZRAIM.

Mas, não é somente este rito que é conhecido como Rito Egípcio, assim temos outros, a saber:

Rito de Memphis
Rito de Mizraim
Rito de Amon-Rá
Rito do Alto e Baixo Egito
Rito de Ptah-Rá
Rito de Horus
Rito dos Irmãos Africanos
Rito das Filhas de Isis
Rito dos Sacerdotes Filhos de Hórus.
Etc.

Infelizmente, no Brasil, os maçons resumem seus estudos, quando muito ao REAA, ao Rito Brasileiro, Rito de York, Rito de Emulação e, talvez, mais um ou outro que faltou nesta relação.

A Maçonaria hoje encontra-se muito bem divulgada, principalmente através da internet, diferente do que foi há 20 anos atrás quando somente um pequeno grupo de uma determinada cidade ou região é que detinha o poder de explicar sobre maçonaria e convidar novos adeptos. Nos dias de hoje, os interessados podem se cadastrar através de formulários que se encontram nas diversas páginas da internet, tirando assim, a exclusividade que pertencia a alguns poucos maçons. Reflexos do novos tempos, da evolução, do progresso normal que sempre teve a Maçonaria à frente.

A Maçonaria Egípcia no Brasil está divulgada por todos os meios possíveis e imagináveis, objetivando que cada vez um maior número de pessoas tenham acesso a essa filosofia que maravilhou o mundo desde milênios passados.

Porém, um detalhe de grande importância não pode ser esquecido: Preencher um formulário não significa que o candidato será aceito. Por mais que os meios de acesso tenham evoluído e por mais que o ingresso, nos dias de hoje, seja muito mais rápido do que antigamente, ainda se faz necessário que o interessado comprove seus bons antecedentes e a sua utilidade para a sociedade. Para se juntar a maçonaria é necessário comprovar que se trata de um homem justo, livre e de bons costumes. Essa prova se faz através de documentos, entrevistas e a análise do modo de vida no cotidiano.

Um mundo novo e repleto de estudos diferenciados aguarda por todo aquele que tem coragem de enviar uma ficha de inscrição e se submeter a nossa aprovação. Tenha coragem: junte-se a nós!

Para Preencher uma ficha clique aqui e baixe o formulário necessário. Envie através dos correios ou  e-mail


 

SOMOS UMA associação maçônica, cultural, artística & filosófica legalmente registrada.

       cnpj 11.643.230.0001-95                        inscr. est, isenta                         inscr. mun.   3172870

                Sede: rua bernardino de campos 3180 conj 704 são josé do rio preto/sp

  Site Map