OS EQUINÓCIOS DE OUTONO E DA PRIMAVERA

Equinócio de Outono

 

Dia para celebrar a fartura e comemorar as conquistas.

Comemora-se no dia 20 de março, mas pode variar entre 19 e 22 conforme o ano.

Para nós da Glomeb, o Equinócio é uma data muito especial. Nela realmente só temos a comemorar, pois as vitórias foram muitas e as conquistas idênticas.

A Maçonaria Egípcia comemora as quatro fazes da natureza, as quais possuem uma importância mística sem igual, são elas: Os dois equinócios e os dois solstícios.

Nesse período do Equinócio de Outono as noites ficam mais longas. É uma das mais antigas comemorações do mundo. Inicialmente praticado pelas religiões pagãs.

A base do culto é que neste período o Deus se retira e deixa a sua semente na Deusa, que irá germinar e dar prosseguimento na maravilha que é a vida eterna sempre renovada. Este é o ciclo do nascimento, morte e renascimento.

Os místicos se reúnem para comemorarem esse momento. As reuniões se passam dentro dos conventículos, dos templos, das lojas, dos mosteiros, dos priorados etc.


As reuniões são comemoradas com as comidas típicas do período: Maçãs, nozes, castanhas, amêndoas, milho, amoras pretas, jabuticabas, cravo, além de pães, tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação. As bebidas servidas durante os eventos estão relacionadas aos frutos conforme já descritos: Vinhos, cervejas, sidras, além de sucos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação (em especial a maçã).


Os ambientes das reuniões ao perfumados com os Incensos: cravo, patchouli, mirra, maçã, benjoim e sálvia.


As vestimentas dos participantes ganham as cores: marrom, verde, laranja e amarela. (Cores outonais no geral).


Os místicos esotéricos chamam a este período de Mabon (pronuncia-se Meibon) em homenagem ao Deus Celta também conhecido como Angus, o Deus do Amor.

O nome Mabon veio de um deus Celtas (também conhecido como Angus), o Deus do Amor. Esta é a ocasião ideal para pedirmos por todos aqueles que amamos, além de todos os que estão doentes ou velhos.


É tradição reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar as conquistas.

Neste período é ideal pedirmos pelos entes queridos que estão sofrendo de alguma doença ou problemas emocionais.

Os rituais da Glomeb, celebrados entre os dias 18 a 29 serão todos dedicados ao Equinócio de Outono.

Com os votos de Paz Profunda, Vida Longa e Próspera, despeço-me de todos aqueles que tiveram acesso a esse texto, rogando para que o Grande Arquiteto do Universo abençoe a todos. Tenho Dito e Que Assim Seja!






 

SOMOS UMA associação maçônica, cultural, artística & filosófica legalmente registrada.

       cnpj 11.643.230.0001-95                        inscr. est, isenta                         inscr. mun.   3172870

                Sede: rua bernardino de campos 3180 conj 704 são josé do rio preto/sp

  Site Map